A publicação descreve os resultados do trabalho de pesquisa realizado pelo Grupo n. 28 da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Particular (FUNADESP) em parceria com o Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional (IPADE), sob a minha coordenação e responsabilidade.
A FUNADESP/IPADE aprovou o Projeto intitulado “A inter-relação da Arte, Cultura e Educação sob uma perspectiva interdisciplinar na formação universitária de professores, que deveria analisar e discutir a Arte, Cultura e Educação como campos formativos, sob uma perspectiva interdisciplinar, verificar os vínculos articuladores desses três campos de conhecimento e, de que forma a integração desses saberes poderia assegurar uma formação cultural ampla e consistente nos cursos de formação de docente.
Participaram dessa investigação as organizadoras desta publicação, os professores doutores, Fernanda Verdasca Botton, Felipe Chibás Ortiz e os bolsistas de Iniciação Científica dos cursos de graduação da UniABC- Anhanguera – Unidade III: Gabriel de Jesus Estevam, Juliana Sgarbi Malveze e Tatiana Sayone Namba, além da colaboração do educador físico Nilton César Gutierres.
A pesquisa exploratória documental, concentrou-se no exame dos sites das Instituições de Ensino Superior da capital de São Paulo, portal do Mec, Mega Portal de Universidades, Portal Estudantes e Portal Brasil Net. A pesquisa foi realizada no período de março a dezembro de 2012 e foi concluída com esta publicação.
Os cursos avaliados foram os de Letras, Educação Física, Artes e Pedagogia. A publicação além de conter a trajetória da pesquisa, apresenta um texto relatando a importância do pensamento interdisciplinar na pesquisa e um capítulo discorrendo sobre a arte pós-moderna como componente curricular exigido pelo ENADE.
AVALIAÇÕES LEITORES