Este livro deve ser visto como um instrumento a serviço do marketing estratégico da empresa, ajudando a definir os objetivos estratégicos, o posicionamento corporativo e as vantagens competitivas das estratégias de marketing.
O livro destina-se aos estudiosos e praticantes do marketing e da administração empresarial que encaram o mercado como princípio e fim de todos os seus esforços. Para eles, o marketing estratégico passa a ser a própria essência de sua filosofia de gerência. Além disso, o livro enfatiza a importância de uma cultura organizacional voltada para as mudanças e para a contínua busca da excelência.
A partir dessa edição, e além dos capítulos destinados à preparação do plano estratégico voltado para o mercado, o livro reflete também as mudanças mais recentes na utilização de planos estratégicos pelas empresas. Cada vez mais surge a cultura organizacional como elemento condicionante do plano. Em seguida, o livro destaca alguns capítulos à interação entre os objetivos estratégicos e a conjuntura de mercado.
Mostra que é possível manter a fidelidade aos objetivos estratégicos de longo prazo, apesar da tendência crescente de se tornarem decisões cada vez mais rápidas, e mais ligados a problemas conjunturais. Leitura relevante para profissionais de marketing, propaganda e outros executivos que ocupam cargos estratégicos na empresa. Leitura complementar para disciplinas da área de Marketing dos cursos de Administração de Empresas e de Comunicação Social.
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