A proposta central deste trabalho é analisar o processo de do ensino público na cidade do Rio de Janeiro.
inaugurado com a instituição do sistema de ensino em todo o Reino Português, promovido pelo de Pombal em 1759 final nosso trabalho foi o ano 1834 quando o Ato Adicional à Constituicão de 1824 substituiu o sistema de ensino centralizado que até então vigorava, descaracterizando a estrutura inaugurada com as Aulas Régias.
Em nosso primeiro capítulo investigamos o papel reservado à educação no movimento da principalmente no que se propostas pedagógicas. No seguinte, quando a llustração Luso-brasileira, enfocamos a criação da escola pública em todo o Reino Português, incluindo seus domínios ultramarinos, durante de governo do Marquês de No terceiro, investigamos razões que levaram à Reforma do Ensino em 1759, inaugurando o sistema das Aulas Régias.
No quarto capítulo, enfocamos mais detidamente dos Estudos a partir de 1772, quando ocorreu efetivamente a do ensino público no Rio de Janeiro, e, por fim, no quinto capítulo, nos detivemos na comparação entre o das e sua aplicaçao prática na cidade do Rio de Janeiro, até 1834.
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