PREFÁCIO - os fundamentos da Física tem contribuído, há quase duas décadas, para a formação dos alunos do 20 grau no campo da Física.
É já uma obra clássica, mas isso não significa que deva se manter imutável. Pelo contrário, o constante avanço tecnológico de nosso mundo e a evolução do ensino, com novas técnicas, novas teorias, novas descobertas, exigem uma revisão e uma ampliação de seu conteúdo.
Por isso, estamos apresentando esta nova edição de os fundamentos da Física reformulada e ampliada, com novos tópicos e mais exercícios, e também com um novo visual, que a torna mais agradável de ser lida.
O propósito básico de focalizar a Física como uma ciência contemporânea e de profunda importância na interpretação dos mais diversos fenômenos mantém-se nesta nova edição. O livro é destinado aos estudantes que, em suas futuras carreiras e em sua formação profissional, irão precisar da Física e àqueles que deverão enfrentar os exames vestibulares ao fim de seu curso de 20 grau. Por isso, muitos assuntos são tratados no nível de profundidade desses exames.
Entretanto a Matemática utilizada limita-se ao programa do curso secundário: funções do 10 e 20 graus, representações gráficas num plano cartesiano, geometria plana e trigonometria do triângulo retângulo. A utilização desses conhecimentos é feita gradativamente e, sempre que necessário, recordamos a noção matemática que está sendo utilizada pela primeira vez.
AVALIAÇÕES LEITORES