Olá, identifique-se ou cadastre-se para fazer pedidos
Sebo? O que é isso?
Este é um tipo de livraria que vende os mais variados tipos possíveis de livros, revistas, gibis. Podendo em muitos casos também negociar cds, dvds, lps, bluerays e demais fontes culturais.
Mas não apenas isso, estas lojas de livros normalmente trabalham com a compra e a troca destes materiais também.
Em muitos casos, estas livrarias pagam pelos livros que você não utiliza mais, e os disponibiliza para os leitores que queiram adquirir novas leituras, a um preço mais convidativo.
Facilitando desta forma, o acesso a leitura e à informação.
Normalmente estas lojas de livros usados pagam de acordo com o valor que irão vender a obra que você está querendo negociar.
Em muitos casos, pode parecer pouco o valor recebido na venda de um livro usado, em relação ao preço que você pagou em uma livraria.
Ocorre que, estas lojas vendem livros a preços muito mais baixos que o valor de mercado.
Normalmente, se você tivesse comprado em um sebo o livro que comprou em uma livraria de novos, teria pago em torno da metade do valor.
Existem diversas teorias para explicar a nomenclatura, porém, nenhuma delas até hoje foi comprovada.
Vamos divagar sobre duas delas:
Imagina se que nos tempos mais remotos, à época em que se utilizava a luz da vela para acompanhar as leituras, ocorria que a cera da vela poderia entrar em contato com a capa dos livros, gerando então o aspecto "ensebado" ao longo do tempo.
Outra hipótese, menos provável em nossa opinião, é a correlação com o inglês SEcond Hand BOoks, ou traduzido para o bom português: "Livros de segunda mão".
Fonte nomenclatura sebo: Reportagem Veja
"Sebo (português brasileiro) ou alfarrabista (português europeu) é o nome popular dado a livrarias que compram, vendem e trocam livros usados.[1]
O preço dos livros vendidos em sebos ou alfarrabistas é geralmente mais baixo, com exceção de livros raros, autografados, primeiras edições, os que levam encadernação de luxo, que podem ter um custo maior por seu valor histórico. Estas lojas de livros usados costumam ser bastante frequentadas por curiosos, estudiosos e colecionadores.
Alguns sebos disponibilizam uma oferta mais ampla de autores do que as livrarias tradicionais."
Fonte: Wikipédia
Container Cultura | contato: containercultura@gmail.com
AVALIAÇÕES LEITORES